No início de setembro de 2012, o líder humanitário indiano Sri Sri Ravi Shankar visitou o Brasil e proferiu palestras sobre o futuro do planeta, transformação pessoal, respiração e liderança.

 

Um assunto interessante e que muitos de nós nem nos damos conta é a respiração. Sem respirar, não vivemos. Literalmente… Ponto. E esse líder destaca a importância de respirar bem, que isso nos ajuda a ter uma vida mais plena.

 

Vamos ver por um outro ângulo: quais seriam os problemas de uma má respiração?

 

• Problemas de comportamento. “De acordo com os pesquisadores do Colégio Albert Einstein de Medicina, da Universidade Yeshiva, em Nova York, entre os transtornos de comportamento vinculados aos problemas de respiração se encontram a hiperatividade e a agressividade, ao lado de outros problemas emocionais.”

• Pressão arterial elevada (26-48% dos hipertensos apresentam SAHOS – Síndrome da Apnéia-Hipopnéia Obstrutiva do Sono e 40-81% com SAHOS apresentam hipertensão).

• Infarto do miocárdio (16% dos pacientes enfartados apresentam SAHOS).

• Resistência à insulina, diminuição do hormônio de crescimento, sonolência diurna, risco 4 vezes maior de acidentes de trânsito, depressão, irritabilidade, diminuição da memória e da concentração, dores musculares, ronco, apnéia do sono, dentre outros.

 
Todos estes problemas acima reduzem nossa qualidade de vida e têm imenso potencial de nos causar estresse. E, convenhamos, as situações do dia a dia, pressões no trabalho, família e tudo o mais também não contribuem muito para nosso bem estar interior.

 

Com isto, o que podemos fazer? O que é necessário para que possamos respirar melhor?

 

• Procure uma posição em que sua coluna fique ereta. Se for ficar sentado, evite deixar a coluna curvada – a postura ereta melhora o fluxo de ar.

 

• Se possível, feche os olhos (se fizer isso no trabalho, é melhor deixá-los abertos mesmo ou seu chefe vai achar que você está dormindo… :-D).

 

• Inspire o ar pelo nariz o mais profundamente que puder. Em seguida, prenda a respiração.

 

• Conte até 10 e solte a respiração pela boca.

 

• Repita o procedimento mais 3 vezes.

 

Se, por alguma razão, não conseguir segurar a respiração por 10 segundos, conte até 5, então. O importante é conseguir fazer essa técnica, pois ela ajuda muito a aliviar aquela “carga extra” do dia a dia. Você pode fazer essa técnica quantas vezes achar necessárias, mas recomendo pelo menos 1 vez por dia e também após algum evento particularmente estressante.

 

Depois de tudo, perceba o resultado. Você não se sente menos tensionado, mais relaxado? Pelo menos, eu sim… :-)

 

E aí, o que achou?

 

 

No artigo “Conheça a MELHOR maneira de se livrar do estresse“, eu comentei que cada um tem sua própria melhor forma para se livrar do estresse e relaxar. Existem várias formas e técnicas e todas são muito úteis, mas cada um tem a sua melhor…

Agora, você vai conhecer a MINHA melhor maneira de ficar bem relax… :-)

Acho que isso vai te dar uma dica…

É isso aí… Eu AMO viajar, especialmente para Orlando. Adoro ir aos parques da Disney, Universal e os parques do Seaworld e Busch Gardens (acredite se quiser, a adrenalina das montanhas russas do Busch Gardens é um santo remédio para qualquer estresse que eu tenha)… :-)

Seguem mais alguns momentos de grande estresse… ;-D

Bem vindo ao Lado Negro…

Ok, o chapéu e barba são do Zangado, mas juro que não estou estressado… :-D

Nham! Cerveeeeeeeeja… amanteigada do Harry Potter.

Aqui, o estresse foi literalmente para a Lua… e ficou por lá mesmo… :-)

 

Bem, e você? Qual a SUA melhor maneira de se livrar do estresse?

 

Você sabe qual a melhor maneira de se livrar do estresse? A número 1? Aquela que vai te deixar em pleno estado de relaxamento e felicidade?

Ok, vou te contar… Prepare-se…

A melhor maneira de se livrar do estresse é…

A SUA !!!

“A sua”?? Como assim? Não entendi.

Eu explico… Cada pessoa tem a sua própria melhor maneira de se livrar do estresse. O que é relaxante para você pode não ser tanto para mim ou para qualquer outra pessoa (de repente, o que me relaxa pode até ser estressante para você e vice-versa).

Por exemplo, muitas pessoas relaxam lendo um livro. Outras veem televisão, acessam a internet, tomam um bom banho (particularmente, gosto muito de um bom banho quente) e assim vai.

Através deste blog (e, com sua permissão, também através de algumas mensagens muito legais para seu e-mail – basta colocar seu nome e e-mail na caixinha à direita e seguir as instruções), vou mostrar uma série de técnicas que irão te ajudar a se livrar do estresse. Estas técnicas são muito úteis, mas também é importante que, de vez em quando, você faça atividades de lazer puro mesmo, que te divirtam e relaxem.

Então, o que você mais gosta de fazer que alivia seu estresse e renova suas energias?

(numa próxima postagem, vou te dizer o que EU gosto mais de fazer… :-D)

Você se sente constantemente estressado? O estresse é algo que todos nós enfrentamos regularmente, mas quando ele começa a ter um efeito negativo sobre o seu corpo e mente, está mais do que na hora de ligar o sinal de alerta.

O que muitas pessoas não sabem é que o estresse é um estado que afeta negativamente o corpo. Na verdade, o estresse tem um impacto maior sobre os nossos corpos do que a maioria de nós imagina ou tem o cuidado de reconhecer.

Alguns fatos sobre o Estresse e seu corpo

Há alguns fatos assustadores sobre o preço que o estresse cobra no corpo. Quando você olha para estes fatos, é difícil negar que todos nós precisamos aprender a gerir o nosso estresse de forma mais eficaz. Alguns destes fatos incluem (dados de 2009 de estudos realizados nos Estados Unidos):

• 43% de todos os adultos têm problemas de saúde relacionados ao estresse;

• 75-90% de todas as visitas ao médico são relacionados ao estresse;

• 82% dos trabalhadores são, pelo menos, um pouco estressados no trabalho;

• O estresse custa às empresas dos Estados Unidos mais de US $ 300 bilhões a cada ano.

Sete maneiras em que seu corpo é afetado pelo estresse

Existe o estresse “bom”, que nos deixa alertas sem prejudicar nossa saúde, mas geralmente só ouvimos falar do estresse “ruim”, conhecido como o estresse crônico.

O estresse crônico afeta gradualmente sua saúde, em primeiro lugar; na verdade, você pode nem mesmo notar seus sintomas! E se o estresse não é gerido, os sintomas vão piorar e seus efeitos poderão ser até irreversíveis.

Sete maneiras em que o estresse pode se manifestar em seu corpo são:

1. Depressão. Quando você está estressado, é muito comum ficar deprimido. Há apenas uma quantidade limitada de substâncias químicas no cérebro para ajudar uma pessoa a lidar com o estresse e, quando elas acabam… bem, elas simplesmente acabam. Isso pode levar a uma pessoa a se tornar profundamente deprimida em um período relativamente curto de tempo.

2. Ansiedade. Aqueles que estão estressados tendem a lidar com níveis até mesmo incontroláveis de ansiedade. Ansiedade e depressão muitas vezes andam de mãos dadas e isso pode causar muitas mudanças nocivas no funcionamento fisiológico do corpo.

3. Doenças de coração. Estresse está intimamente ligado a ataques cardíacos e mortes associadas à doença cardiovascular. Quando o estresse não é gerenciado, o organismo se deteriora rapidamente e o coração é muitas vezes impactado profundamente.

4. Diabetes. Diabetes tipo 2 é uma das epidemias de maior e mais rápido crescimento no mundo e estresse físico e mental podem causar flutuações rápidas dos níveis de açúcar no sangue. Os efeitos a longo prazo associados com esta doença incluem a doença cardíaca, cegueira, problemas no fígado, doença renal e muito mais.

5. Perda de cabelo. Muitas vezes provocamos ou fazemos piadas cos nossos amigos e familiares quando eles começam a perder cabelo, mas isso pode ser um sintoma de estresse não gerenciado. Se o seu cabelo está caindo prematuramente, não culpe somente a genética: olhe de perto como você está lidando com o estresse na sua vida e veja se há algo que você possa fazer para controlá-la de forma mais eficaz.

6. Obesidade. Nós muitas vezes lidamos com o estresse utilizando alguma “válvula de escape” e uma delas é consumir alimentos pouco saudáveis, que engordam. Além disso, o estresse inibe substâncias químicas necessárias para a quebra a gordura, o que pode levar à obesidade.

7. Disfunção sexual. O estresse é um dos sintomas mais comuns associados à impotência nos homens.

Como você pode ver, o estresse pode afetar sua saúde de muitas maneiras e esta lista está longe de cobrir todas as más consequências do estresse sobre seu corpo e saúde. Você também pode sofrer de hipertireoidismo, distúrbio obsessivo-compulsivo e doença gengival, úlceras e até câncer. Estresse é coisa séria! Esta é mais uma razão para começar hoje a gerir ativamente o seu estresse.

Todos nós passamos por situações estressantes no dia a dia, minuto a minuto, mas a forma como lidamos com o estresse determina se ele nos move para frente ou se nos deixa paralizado. Quando estamos estressados, nossos pensamentos muitas vezes são frenéticos, imprecisos e pouco confiáveis; ainda assim, muitos de nós passamos a vida pensando e se comportando de maneira estressante. E muitos de nós assumimos que este é o modo como a vida tem que ser, e não há como fugir disto. Mas este certamente não é o caso!

Silenciar o pensamento negativo pode ser mais fácil do que você jamais imaginou que poderia ser. Para isto, você precisa de um pensamento positivo.

Pensamento negativo, aspirações positivas e você

O pensamento negativo não só controla a maneira de como você encara a vida, mas também pode afetar o seu corpo, mente e as relações de forma negativa. Quando você substitui pensamentos negativos por pensamentos positivos, você tem o poder de seguir adiante de uma forma mais saudável e mais produtiva. Com bastante tempo e esforço, você pode alterar seu processo de pensamento e tudo começa com apenas algumas palavras.

O poder de algumas palavras…

Quando você vê uma lista de afirmações, você vê nada mais do que uma lista de palavras com frases idealistas que não parecem se aplicar ao seu pensamento. Você pode até pensar: “mas que coisa ridícula é essa?”. Mas se você olhar mais de perto cada afirmação, pode descobrir que muitas delas encapsulam a forma como você gostaria de pensar.

Quando você vê uma frase positiva que “fala” com você, guarde-a e a use para eliminar o pensamento negativo do qual quer se livrar. Em essência, você vai substituir o seu padrão de pensamento negativo com uma abordagem positiva. É dessa forma que se trabalha com os pensamentos positivos!

Afirmações são declarações positivas que estimulam a sua mente para realizar todas as grandes coisas que você gostaria. As palavras têm um poder muito grande, porque elas podem evocar emoções dentro de todos nós. Se você usar uma afirmação que fala com você em um nível profundo – e reafirmá-la, repetindo muitas vezes – você pode realmente torná-la sua realidade.

Se você é superado pelo pensamento negativo até o ponto onde você acha que nenhuma afirmação pode trabalhar para você, não perca a esperança! Há muitas afirmações que podem ajudá-lo a lidar com isso mesmo! Usando uma afirmação como: “O pensamento negativo não é a minha maneira de pensar” lhe dará o poder de mudar o seu processo de pensamento e de sua vida. Pode parecer estranho no início, mas na medida em que você reafirma as emoções positivas que deseja, o seu pensamento negativo é substituído por pensamentos positivos.

Há muitas afirmações diferentes para ajudá-lo com pensamentos negativos. Algo tão simples como “pensamentos negativos não podem entrar na minha mente” vai lhe permitir um momento para substituir a raiva e a frustração com um pensamento positivo.

Isso parece bom demais para ser verdade? Há muitas pessoas que acham que essa estratégia é simples demais para ser eficaz. A única maneira de saber com certeza é tentar por si mesmo. O que você tem a perder? Ninguém além de você necessita saber disso, e você pode descobrir que os benefícios são tão grandes que desejará até compartilhar com todos os seus entes queridos.